Nós da 2BeLive gostamos dessa definição de autocuidado como “Um conjunto de ações de atenção e cuidados em si mesmo para promover maior qualidade de vida.” (Psiquiatria Paulista)
Quando nos tornamos mães, nossa atenção primária volta-se aos cuidados básicos de sobrevivência do bebê como nosso instinto natural de proteção. Cuidados com a alimentação, saúde, higiene, sono, etc. passam a ocupar grande parte dos nossos pensamentos e também motivos de nossas preocupações e privações de sono.
Passamos a não notar que esse movimento de muita dedicação ao filho recém chegado acaba provocando um efeito inverso nos cuidados em nós mesmas. Deixamos de dar a devida importância para as nossas necessidades, mesmo as mais básicas, como sono e alimentação.
Essa falta de autocuidados prolongada causa uma sensação de perda ou desequilíbrio de qualidade de vida. E que nem sempre sabemos identificar a razão. Sentimos apenas uma exaustão e autocobrança em excesso que atrelamos aos cuidados com o bebê, mas não consideramos demais fatores que também contribuem para esse sentimento existir.
Que tal voltar a olhar para si mesma e resgatar coisas que possam contribuir para o seu bem-estar também? Acreditamos que quando nos cuidamos, também ensinamos aos nossos filhos e filhas sobre gentileza, empatia, responsabilidade e claro, da importância sobre o autocuidado.